Devo cortar as hastes após a floração das orquídeas? |
Essa é uma dúvida bem recorrente no cultivo das orquídeas e também já percebi que essa decisão não é unânime entre os orquidófilos. Sendo assim, como praticamente tudo aqui no jardim, a minha escolha veio das experiências que obtive no cultivo das minhas próprias plantas.
Essa phalaenopsis é a primeira orquídea que comprei, no caso dela optei por não fazer o corte das hastes. E hoje, ela já está na terceira floração após a compra e nas mesmas hastes florais. Se você ainda não viu o post onde falo da compra pode conferir depois clicando aqui.
Agora, somente após essa terceira florada, uma das hastes começou a secar, nesse caso vou fazer o corte, mas somente porque a própria planta descartou a haste. Outro detalhe, é que a planta não parou de se desenvolver e nem de criar novas raízes por conta das hastes antigas. Na verdade, acredito que a haste possa até armazenar nutrientes para a planta.
Mas se ainda assim você decidir por fazer o corte, coloque as hastes numa PET com água para tentar obter alguns keikes. E se você ainda não viu o post onde falo dos keikes poderá ver depois clicando aqui. Essa foi a experiência de hoje e espero que também possa ajudar vocês a tomar a melhor decisão aí no seu jardim!
Veja também o vídeo sobre o corte das hastes!
Continue lendo para saber mais sobre:
- Como regar as orquídeas
- Minhas primeiras orquídeas
- Adubação foliar das orquídeas
- Evolução das orquídeas na PET
- Tipos de substratos para orquídeas
- Como cuidar das orquídeas denphal
- Replante das orquídeas nas árvores
- Como cuidar das orquídeas cattleyas
- Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas
- O musgo verde no vaso faz mal para as orquídeas?
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!