Como fazer mudas de flor-de-maio |
Ela é uma fofa, mas confesso que não ando tendo muita sorte no cultivo rs. Então o que me resta é fazer várias e várias mudas até que eu consiga "acertar a mão".
E como eu já havia mencionado no outro post que fiz da flor-de-maio, e que vocês podem conferir clicando aqui, uma forma bem simples que encontrei para multiplicá-la foi pela estaquia dos galhos. Qualquer galhinho, apenas um "gominho" desses que destacamos, tem potencial para virar uma nova muda. O importante é que o "gominho" esteja saudável e bem desenvolvido. Não use os gomos muito velhos e ressecados e nem os muito novos (ponteiros) use os "medianos".
Botões florais da flor-de-maio |
Na foto acima, o exemplar está cheio de botões florais, nessa época não é legal destacar os gomos para a obtenção de mudas, até porque se retirarmos os galhos, vamos perder os botões com as flores que ainda estão para abrir. Após a floração, de preferência quando perceber que a planta está rebrotando, geralmente na primavera e no verão, é uma ótima hora para fazer as estaquias.
Estaquia da flor-de-maio |
No mais, basta deixar as mudas num local bem arejado e sem incidência de luz solar direta. O substrato que uso para a flor-de-maio é o mesmo que uso no cultivo de suculentas. Para ver o post com vídeo do passo-a-passo clique aqui.
Agora vamos ao vídeo com o passo-a-passo da estaquia da flor-de-maio
Continue lendo para saber mais sobre:
- Cactos
- Flor-de-maio rosa
- Como fazer mudas da flor-de-maio
- Substrato orgânico para flor-de-maio
- Tira-dúvidas no cultivo da flor-de-maio
- Por quê os botões da flor-de-maio caem?
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!