Mastruz com oídio |
A "receita" de hoje é bem simples mas muito eficaz no controle do
oídio, esse pozinho branco que aparece na superfície das folhas.
Também conhecida por míldio, essa doença é causada por fungos e geralmente aparece quando há excesso de umidade. Algumas plantas são mais susceptíveis ao ataque como é o caso dos tomateiros, roseiras e abóboras.
Oidio/míldio |
Para o controle do oídio, uso leite de vaca diluído em água. A proporção é de 1 parte de leite para 3 partes de água. Depois é só colocar a mistura no borrifador e aplicar nas folhas. Não precisa ser uma quantidade muito grande à ponto de ficar pingando por exemplo. E também não aplique durante à noite pois o excesso de umidade pode complicar ainda mais a situação.
Fungicida a base de leite |
Aqui uso esse "leite de caixinha" mesmo, e tenho tido bons resultados, mas se puder use o leite de vaca cru, aquele que ainda não foi fervido e nem passou por nenhum processo de pasteurização.
Oidio/míldio |
A foto acima é da aparência das folhas após a aplicação e secagem da solução. Quando a planta se recuperar e começar a se desenvolver novamente, basta cortar as folhas onde o fungo foi controlado para que fiquem só as folhas novas. A mistura também pode ser usada na água das regas como preventivo. Nesse caso a diluição pode ser de 1 parte de leite para 2 de água. Uma dica é usar aquele restinho de leite que fica na caixinha para as regas. Não precisa nem do borrifador a água pode ser misturada na própria caixa de leite.
Assista o passo-a-passo da preparação e aplicação do defensivo
Continue lendo para saber mais sobre:
- Controle de pragas no jardim
- Defensivo contra pulgões e cochonilhas
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!