Mudas de roseira |
Hoje vou mostrar o passo a passo da estaquia da roseira e falar mais um pouco sobre esta técnica tão comum na propagação das plantas.
Para a estaca, você pode utilizar galhos semi-lenhosos de aproximadamente 40 cm. Esses galhos, são os de espessura média, nem muitos jovens (ponteiros) e nem muito velhos. Depois basta retirar todas as folhas da base e plantar pela metade.
A terra que você vai utilizar pode ser a própria terra do seu jardim adicionada de matéria orgânica. Uma boa proporção é de 2 partes de terra para 1 parte de esterco bovino bem curtido. As roseiras se dão super bem com esse adubo. Misture o esterco na terra mais ao fundo do recipiente, isso evitará a proliferação de fungos na superfície do substrato.
Antes de plantar molhe bem o substrato, até que a água saia pelos furos de drenagem do vaso. Depois você pode regar todos os dias para manter a umidade só que com uma quantidade menor de água . Use um copinho descartável de 80 ml. Esse cuidado serve para que a planta receba uma quantidade de água adequada mas sem encharcar o solo. Se a terra estiver com uma drenagem ruim a estaca começa a se decompor e não pega. Se você tiver aí no seu jardim um cantinho sombreado e úmido, pode ser debaixo de uma árvore com plantas em volta, esse é o melhor lugar para as estacas pegarem!
Mudas de rosa |
O melhor período que encontrei
para propagar as roseiras foi no início da primavera pois a planta está
em pleno desenvolvimento vegetativo e as raízes nascem com facilidade. Mas se em sua região não for primavera ou não estiver chuvoso você pode
tentar a propagação utilizando as estufas caseiras. Você pode ver o post que falo das estufas clicando aqui. A muda deve ficar neste mesmo recipiente até que as raízes
saiam pelos furos de drenagem do vaso e hajam novas brotações. Depois você poderá transplantá-la
para o local definitivo.
Dicas de estaquia também em vídeo!
Mini-rosa |
Dicas de estaquia também em vídeo!
Continue lendo para saber mais sobre:
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!