Gloriosa superba |
Se você nunca cultivou plantas de raízes bulbosas ou rizomáticas como o alho ou o gengibre, então essa é uma boa espécie para você começar!
Além de bela e delicada a columéia-gloriosa ainda é bastante rústica e cresce rapidamente se "agarrando" às estruturas. Aqui cultivo em vaso e deixo que ela cresça por cima de outras espécies.
Além de bela e delicada a columéia-gloriosa ainda é bastante rústica e cresce rapidamente se "agarrando" às estruturas. Aqui cultivo em vaso e deixo que ela cresça por cima de outras espécies.
Gloriosa, Garras-de-tigre ou Lírio trepadeira |
Sua floração dura cerca de um mês e atrai os beija-flores para o jardim. Após a floração as folhas caem e o "bulbo" entra em dormência. Nesse momento você pode tanto retirá-los da terra e guardá-los em local seco e arejado quanto deixá-los e diminuir as regas. Aqui, particularmente, sempre deixo os bulbos na terra. Na primavera seguinte sempre tenho surpresas porque chego a esquecer que deixei os bulbos e só me lembro quando eles, sem nenhuma intervenção, começam a rebrotar.
Folhagem da Gloriosa rothschildiana |
O "bulbo" que cultivei, foi comprado em um garden center e levou cerca de 20 dias para brotar, logo a muda cresceu vigorosamente e floriu aos 45 dias da germinação. No cultivo usei terra acrescida de matéria orgânica e regada sempre que o solo estava com a superfície seca. A espécie fica bem sob sol-pleno ou meia sombra e multiplica-se com a divisão das raízes tuberosas e também através de sementes.
Buquê de gloriosas - Jeito de casa |
Continue lendo para saber mais sobre:
- Adubação
- Estufa caseira
- Tipos de substrato
- Multiplicação por estaquia
- Multiplicação por mergulhia
- Enraizamento de estacas na água
- Como utilizar as cinzas na adubação
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!