Substrato pronto, vermiculita e terra de jardim |
Solo arenoargiloso, rico em matéria orgânica ou bem drenado, você já deve ter lido muitas dessas expressões aqui no blog e em vários outros textos que falam sobre cultivo, mas você sabe exatamente o que elas querem dizer?
"Neste post você vai aprender o básico para preparar substratos com as características destes solos e ter plantas vistosas e saudáveis em seu jardim!"
Básico:
Uma parte de terra vegetal
Uma parte de areia
Argiloso:
Duas partes de terra vegetal
Uma parte de areia
Arenoargiloso:
Uma parte de terra comum de jardim
Uma parte de terra vegetal
Uma parte de areia
Arenoso:
Uma parte de terra vegetal
Duas partes de areia
Rico em matéria orgânica:
Uma parte de terra comum de jardim
Uma parte de terra vegetal
Agora é só se informar sobre o tipo de solo indicado para a espécie que você deseja cultivar e mãos à obra!
Dicionário de jardinagem
- Areia: É aquela usada nas construções conhecida como "areia lavada" e é a mais indicada para a obtenção de um substrato mais solto e com boa drenagem.
- Húmus: Substância escura que resulta da decomposição parcial de restos vegetais e animais. Uma boa mistura de humo, normalmente aumenta a qualidade do solo e aumenta a quantidade de colheita. Já o acúmulo de humo no solo afeta a estrutura deste e a sua capacidade de reter umidade e de fornecer alimento.
- Húmus de minhoca: Resultado da decomposição de matéria orgânica digerida pelas minhocas. É um adubo orgânico natural e pode ser aplicado imediatamente no solo. Esse composto é rico em nutrientes que enriquecem e dão porosidade ao solo. Sua aparência lembra o pó de café.
- Terra comum de jardim: É aquela retirada do seu próprio jardim quando abre um buraco, geralmente é uma terra arenosa e pobre em nutrientes, mas isso vai depender de cada região.
- Terra vegetal ou terra preta: É uma terra naturalmente rica em matéria orgânica e geralmente é vendida em sacos.
Vídeo de substrato caseiro do Jardinet
Cultive espécies nativas ou que se adaptem bem às características de solo e clima de sua região, dessa forma você não terá muito trabalho na preparação do solo e ainda diminuirá os gastos com implantação e manutenção do seu jardim. Plantas nativas são naturalmente mais saudáveis e pouco suscetíveis à pragas e à interferências climáticas
- Adubação
- Estufa caseira
- Tipos de substrato
- Multiplicação por estaquia
- Multiplicação por mergulhia
- Enraizamento de estacas na água
- Como utilizar as cinzas na adubação
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!