Conhecida como a flor do amor em seu país de origem, o agapanto vem ganhando destaque no paisagismo do mundo inteiro. Suas belas inflorescências despontam em hastes de até 90 cm de altura colorindo o jardim na primavera e no verão.
Além de sua beleza o Agapanto atrai
beija-flores para o jardim!
Beija-flor-de-orelha-violeta no Agapanto |
Suas flores são pendentes e podem se apresentar nas cores branca, lilás e azul. Suas folhas nascem em tufos de até 60 cm e sua reprodução se dá por sementes ou divisão de touceiras. Deve ser cultivado sob sol pleno.
O exemplar nas fotos foi gerado a partir de sementes e está florindo pela primeira vez um ano após a semeadura. As sementes que usei foram recém colhidas e tiveram boa taxa de germinação, inclusive meio desacreditada de seu poder germinativo, lancei-as sem muito cuidado no jardim e quando germinaram tive que desbastá-las e transferi-las para um local mais adequado.
Bagas de sementes do Agapanto |
"Eu tinha ouvido falar que a espécie produz sementes que nem sempre são viáveis, mas ainda assim teimei em cultivá-las e para minha surpresa e alegria aí estão os agapantos..."
Inflorescências do Agapanto |
Bastante rústico, necessita de poucos cuidados em sua manutenção, após seu estabelecimento basta regar o canteiro duas vezes por semana e adubá-lo no final do inverno e verão. O solo para cultivo do agapanto deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.
Detalhe das folhas do Agapanto |
Na adubação você pode utilizar cerca de 1 kg de adubo bovino bem curtido e 100g de farinha de ossos por m2. Você pode adicionar também 2 colheres de sopa de NPK 04-14-08, para cada 10 quilos de terra, essa formulação é a mais apropriada para o período de floração. A adubação química deve sempre ser revesada com a adubação orgânica.
Vídeo das flores e folhagem do Agapanto
Continue lendo para saber mais sobre:
- Adubação
- Multiplicação por estaquia
- Como utilizar as cinzas na adubação
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- O que é e como utilizar o adubo químico NPK
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!