O musgo verde no vaso faz mal para as orquídeas? |
Será que o musgo verde no vaso das orquídeas atrapalha o desenvolvimento? Essa era uma dúvida que sempre me passava pela cabeça. Afinal, em minhas experiências com outras espécies, o aparecimento de musgo nos vasos, não era um bom sinal. E assim como quase tudo por aqui no jardim, tive que testar. Assim, deixei que o musgo se desenvolvesse livremente, não fiz a troca do substrato, e observei se a orquídea iria definhar ou continuar se desenvolvendo naturalmente.
Para minha alegria o musgo não fez mal para o exemplar. Pelo contrário, como mencionei no post passado, ele até me ajudou a detectar uma falha na drenagem do vaso.
O musgo estava se desenvolvendo tanto que pensei; será que não estou regando demais essa orquídea? E foi dito e feito. Diminuí as regas e a orquídea respondeu com uma belíssima e perfumada floração. O musgo ainda está por lá, mas acredito que agora ele irá se desenvolver mais lentamente. Ah, o post sobre ela já está no blog e se você perdeu pode conferir clicando aqui.
Musgo verde no Kokedama |
Algumas orquídeas, principalmente essas que adquirimos em viveiros, geralmente vêm com uma pequena quantidade de musgo verde. No post passado falei da compra do musgo verde e também do musgo sphagnum desidratado. Se você ainda não viu o post e quiser saber mais sobre eles pode conferir clicando aqui.
Na foto acima está a primeira kokedama que fiz e estou testando aqui no jardim. Se der certo volto e compartilho o passo-a-passo com vocês. Espero que tenham tido uma ótima leitura e até o próximo post!
Continue lendo para saber mais sobre:
Veja também em vídeo!
Continue lendo para saber mais sobre:
- Como regar as orquídeas
- Cicatrizante à base de canela
- Brassavola, cattleya ou Laelia?
- Evolução das orquídeas na PET
- Musgo verde e musgo sphagnum
- Vaso autoirrigável de garrafa PET
- Tipos de substratos para orquídeas
- Replante das orquídeas nas árvores
- Como tirar mudas keikes de orquídeas
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!